Política de Devoluções

  • Âmbito de Aplicação

    As devoluções de Cliente são um processo muito valorizado e, por este facto, entendemos que é essencial apresentar-lhe os critérios vigentes na nossa empresa.
    Consideram-se abrangidos pela Política de Devoluções produtos que tenham sido adquiridos diretamente à Gameiros.
    A Gameiros concede um período máximo de 14 dias, a partir da data de emissão da fatura, para devolução dos produtos.
    Os produtos devolvidos podem ser trocados ou creditados, consoante o procedimento aplicável, após a verificação do estado dos produtos.


    A devolução dos produtos será rejeitada nos seguintes casos:
    • Produtos personalizados ou fabricados por medida.
    • Produtos encomendados exclusivamente para o Cliente a seu pedido.
    • Produtos originalmente selados (produtos embalados a vácuo e produtos esterilizados) cuja embalagem tenha sido aberta após a entrega e que não se encontrem aptos à devolução.
    • Produtos que, por motivos de higiene, não sejam passíveis de devolução.
    • Produtos que apresentem danos na sua embalagem original, provocado pela aposição de etiquetas ou pelo mau acondicionamento para o transporte.
    • Produtos que tenham etiquetas ou códigos do Cliente.
    • Produtos devolvidos sem qualquer documento anexado.
    • Produtos cujo documento de devolução não contenha o motivo da mesma (ao colocar o motivo “outros” deve colocar uma breve explicação no campo das observações.
      Colocar apenas o motivo “outros” não é válido).
    • Produtos que tenham sido adquiridos “via armazenista”. Nestas situações, os produtos têm que ser devolvidos ao armazenista e não à Gameiros.
    • Produtos devolvidos através dos nossos delegados comerciais. Todas as devoluções têm de ser feitas diretamente para as nossas instalações, sem intermediários.


    De modo a facilitar a identificação e tratamento das devoluções, agradecemos que o documento de origem (N.º de fatura) seja sempre mencionado no documento da devolução.

  • Erro de Expedição, Extravio ou Dano Durante o Transporte

    Caso se verifiquem as seguintes situações:
    • Diferença entre o número de volumes/paletes entregues e a quantidade indicada na guia/fatura.
    • Danos na mercadoria.

    Tal deve ser comunicado imediatamente no ato de entrega e confirmado, mediante a assinatura do transportador na guia de transporte. O não cumprimento desta condição anula o direito à reclamação.
    A comunicação de dano, erro no envio de um produto ou na quantidade do mesmo terá que ser comunicada por escrito, no prazo máximo de 5 dias úteis a partir da data de receção da encomenda. Esta comunicação deverá ser feita através do preenchimento online do formulário de apoio pós-venda.


    A Gameiros assume a responsabilidade das devoluções e o custo de transporte inerente às mesmas apenas nos seguintes casos:
    • Erro no registo ou na expedição da encomenda.
    • Se o produto, à data da expedição, tiver validade inferior a 6 meses e se essa condição não tiver sido previamente comunicada ao Cliente e aceite pelo mesmo.
    • Reclamações relativas à qualidade do produto, desde que efetuadas dentro do prazo legal de garantia definido pelo fabricante.

    A Gameiros aceita também pedidos de assistência técnica/reparações fora do prazo/condições de garantia dos produtos, agindo como um intermediário entre o Cliente e o fabricante ou reparador autorizado.
    Nestes casos, todos os custos, incluindo custos de transporte, orçamentação, reparação e outras despesas associadas ao processo, são imputáveis ao Cliente. Cabe à Gameiros informar atempadamente o Cliente sobre os custos associados, para que este possa decidir se avança com o processo de reparação/assistência.
    Os produtos não podem ser enviados ou entregues nas nossas instalações para reparação ou assistência sem autorização prévia da Gameiros.

  • Procedimento para Envio de Devoluções

    O cliente deve preencher o formulário online na área de apoio pós-venda.
    O envio de produtos a devolver está sempre sujeito à aprovação prévia da Gameiros.


    Cabe ao cliente embalar devidamente o produto a devolver e enviar o mesmo através de transportadora. Caso o cliente não tenha possibilidade de proceder ao envio do produto, a Gameiros poderá efetuar a sua recolha mediante custo adicional.


    A Gameiros valida ou recusa a solicitação do Cliente, sendo esta decisão comunicada por e-mail.
    Após receber a confirmação da recolha por parte da Gameiros, o Cliente deve acondicionar devidamente os produtos de modo a garantir a sua integridade durante o transporte. Os produtos devem ser devolvidos juntamente com a cópia da validação do impresso de Apoio ao Ciente e/ou com a Nota de Devolução.


    Poderão aceitar-se outras devoluções por prazo de validade de acordo com a Política de Devoluções do fabricante do produto em questão, nomeadamente nos produtos das seguintes marcas: Terapharma, Teraderme, Perspirex e Juzo (salvo produtos fabricados por medida).

  • Transporte

    Como já referido, o envio dos produtos a devolver está sempre sujeito a aprovação prévia da Gameiros e posterior confirmação de recolha dos mesmos.
    O transporte dos produtos será sempre assegurado por uma empresa transportadora contratada pela Gameiros, no âmbito de um contrato entre as mesmas e que garante o cumprimento das Boas Práticas de Distribuição previstas por lei e comtempladas nos Procedimentos Internos de Qualidade da Gameiros.


    Sempre que o motivo da devolução seja da responsabilidade da Gameiros, os custos de transporte não serão imputados ao Cliente, desde que os produtos estejam prontos a recolher na data definida para a recolha.


    Se o motivo da devolução for da responsabilidade do Cliente, os custos de transporte ser-lhe-ão imputados.
    Os valores associados aos custos de transporte são deduzidos na Nota de Crédito ou enviados à cobrança quando o produto for reenviado para o Cliente.

  • Aprovação Final e Aceitação das Devoluções e Reclamações

    No caso de uma devolução, após receção da mesma, esta será analisada.
    A Gameiros apenas aceitará a devolução se, cumulativamente, se verificarem as seguintes condições:


    • As embalagens originais dos produtos não tiverem sido violadas.
    • As embalagens originais tiverem sido devidamente acondicionadas pelo Cliente para o transporte e se as mesmas se encontrarem em boas condições, sem aposição de etiquetas.
    • Se não existirem evidências de que os produtos não tenham estado armazenados e se tiverem sido manuseados de forma adequada.
    • Caso o produto não tenha condições especiais de conservação, como por exemplo a manutenção da cadeia de frio.
    • O prazo de validade dos produtos não esteja já ultrapassado, salvo casos em que o fabricante aceite devoluções por esse motivo.


    Sempre que a devolução dos produtos é aceite, procede-se à troca ou ao crédito, no prazo de 30 dias.
    No caso de produtos das marcas Teraderme e Terapharma, a compensação é feita, regra geral, em produtos iguais ou da mesma marca. No caso de reclamações por qualidade ou pedidos de reparação, o prazo de resolução está dependente da natureza do pedido e da resposta do fabricante.

  • Rejeição de Devoluções

    O direito à devolução e/ou reclamação é revogado sempre que não se verifiquem as condições acima descriminadas ou caso se verifique alguma das seguintes situações:
    • Os produtos em questão sejam personalizados ou fabricados por medida;
    • Os produtos tenham sido encomendados em específico para o cliente, a seu pedido;
    • Os produtos em questão sejam artigos selados que tenham sido abertos, ou que não se encontrem em condições para ser devolvidos por motivos de higiene;
    • Os produtos já tenham sido experimentados pelo cliente, no caso das Meias de Compressão da marca MEDI, independentemente do modelo;
    • A embalagem original se encontre danificada ou se as etiquetas tiverem sido removidas;

    NOTA: Roupa interior e acessórios íntimos não se encontram elegíveis para devolução em circunstância alguma.

    O Cliente é informado da decisão e os produtos ser-lhe-ão devolvidos, ficando os custos inerentes ao transporte a seu cargo.

    Para resolução de litígios relacionados com a aplicação das presentes condições, a entidade a considerar é a Comarca de Leiria, sendo qualquer outra expressamente renunciada. 


  • Resolução de Litígios

    Para resolução de eventuais litígios emergentes da aplicação das presentes Condições de Venda, considera-se competente o foro da Comarca de Leiria, com expressa renúncia a qualquer outro.